EMPRESAS DE TERCEIRIZAÇÃO

empresa de terceirizacao

A terceirização nada mais é do que repassar para uma empresa terceira a responsabilidade de executar uma determinada tarefa ou serviço que a empresa não quer utilizar sua Mao de obra própria para executar tal ação.

As empresas de terceirização surgiram quando apareceu a necessidade de contratação de serviços sem que a empresa tivesse que utilizar uma equipe própria, e nessa equipe arcar com todos os custos diretos e indiretos do trabalho. Como por exemplo, custos com treinamentos, material de apoio, assistência medica, alimentação e custos gerais de recursos humanos e por ultimo, custos com contratações em regime CLT. Ou seja, a empresa que terceiriza na maioria das vezes não tem nenhum desses problemas, que passam a ser de total responsabilidade da contratada. Mas esses benefícios e custos direitos e indiretos são pré-estabelecidos entre a contratante e a contratada antes do inicio da prestação dos serviços terceirizados.

Como dito anteriormente, as empresas de terceirização surgiram com o intuito de reduzir custos e tornar produtos e serviços mais vantajosos para a empresa que contrata. No Brasil a terceirização de empresas surgiu em meados da década de 50 com o crescimento das montadoras de automóveis, mas a terceirização já existia pelo mundo a fora nas grandes economias mundiais, sendo o Brasil um dos últimos a adotar esse modelo de prestação de serviços. No Brasil a terceirização foi gradativamente implantada com a instalação de grandes empresas multinacionais que como já dito anteriormente, a maioria delas do ramo automobilístico.

No inicio a terceirização de empresas era priorizada somente na Mao de obra humana, sendo a matéria prima e outros recursos para execução de determinada tarefa responsabilidade da empresa contratante, que mesmo tendo mâo de obra terceirizada tinha que garantir a qualidade de seus produtos, não deixando assim a responsabilidade total para a empresa contratada e sim somente a parte de execução de determinada tarefa.

Com passar do tempo esse conceito foi se expandindo a as empresas passaram a terceirizar 99% do processo de terceirização, sendo função da empresa contratante somente conferir os custos envolvidos no decorrer do processo de prestação de serviços terceiros. As empresas terceirizam tudo que podem, ficando somente como responsabilidade de administração própria, tarefas essencialmente ligadas ao seu negócio. Dentre essas funções podemos citar a terceirização de empresas contábeis, empresas de tecnologia da informação, de limpeza e conservação, dentre outras, o que pode variar muito de acordo com as áreas de atuação em que a empresa atua ou presta serviços.

As empresas de terceirização não trouxeram somente redução de custos e outros benefícios para as empresas. Junto com a terceirização vieram também as duvidas referente às questões trabalhistas e jurídicas, e o mais alarmente é que ate os dias atuais muitas empresas que contratam empresas terceirizadas não se tem o trabalho de analisar detalhadamente o contrato de prestação de serviços e no fim acaba por ter que arcar com todo prejuízo que a contratada não assumiu a responsabilidade de forma ilícita e correta.

Para piorar ainda, com o estouro da globalização em meados da década de 90 as empresas de terceirização cresceram tanto que se criou o conceito de quarteirização, que nada mais é que a terceirização da terceirização. Dessa forma fica cada vez mais difícil e complicado passar as responsabilidades trabalhistas e legais para a empresa que realmente contratou e não a que foi contratada e esta executando os serviços. Mas, infelizmente na prática quem acaba sendo o mais prejudicado é o trabalhador em si, que fica praticamente em uma corda bamba esperando a decisão da justiça ou um acordo formal entre as empresas para resolverem quem assume o que.

Independente dos prós e contras, a terceirização tem muito mais vantagens do que desvantagens, e com certeza veio para ficar e ser amplamente melhorada com passar dos anos.

Compartilhe
Share on Tumblr
Share this on Orkut!

Todos os direitos reservados (C) 2007. Nohall Terceirização de Serviços.